Sérgio Areias Vieira Lopes nasceu no dia 6 de Julho de 1978 em Luanda, Angola. Desde pequeno que sempre mostrou um grande interesse pelas artes marciais mas foi aos 15 anos que começou a praticar Muay Thai em Portugal com o Mestre Francisco Serranito e o Professor Bruno Reis. Aos 23 anos começa a praticar Jiu-Jitsu Brasileiro com o Mestre Lauro Figueirôa na Gracie Barra Portugal (Ginásio Estoril Praia). 

Descobre o prazer pela competição competindo em Portugal por diversas vezes. Com apenas 7 meses de treino recebe a faixa azul das mãos do seu Mestre tornando-se de seguida campeão Nacional de JJ na sua categoria e com apenas 9 meses de Jiu-Jitsu competiu pela primeira vez no Campeonato do mundo de JJB, (RJ-Brasil) onde consegue um digno 4º lugar, perdendo nos quartos-de-final para um atleta americano. Em Novembro de 2012 recebe a faixa roxa das mãos do seu Mestre na véspera do Open Gracie Ibérico e em 2004 sagra-se campeão Europeu de JJB na 1ª edição do campeonato Europeu realizado em Portugal.

No final de 2004, Sérgio Lopes termina a sua Licenciatura e regressa a Angola e um ano depois abre a 1ª academia de JJB em Angola, a Gracie Barra Angola (GBA) na Maianga em Luanda. O JJB em Angola cresce bastante com a participação da GBA em algumas competições internacionais, seminários e competições nacionais. Ao fim de 6 anos com a faixa roxa, em que 4 dos quais foi como instrutor e à frente da GBA, Sérgio Lopes recebe em 2008 a sua faixa castanha das mãos do Professor Márcio Feitosa depois de participar no campeonato europeu de JJB e ter perdido nos quartos-de-final da categoria absoluto na faixa roxa. 

Em 2010 já como faixa castanha e como Professor, Sérgio Lopes lidera o crescimento da modalidade em Angola quando ao fim de 3 anos, em 2011, recebe a tão esperada faixa preta. Em 2012, depois de alcançado o sucesso a nível nacional e internacional, surge a Z1 Academy que rapidamente se afirma como a maior e a melhor academia de Angola e, quem sabe, de África.